Raças de cães - American Pit Bull Terrier

FICHA - RAÇAS MÉDIO PORTE - AMERICAN PIT BULL TERRIER

OUTROS NOMES: pit bull.

clique aqui para visualizar imagem de um pit bull que não teve as orelhas amputadas


ORIGEM: Estados Unidos.  
Vive em torno de 10  a 13 anos.
Atinge idade adulta aos 18 meses.
PESO: entre 15,87 e 27,21 kg (macho) e 13,60 e 22,67 kg (fêmea).
ALTURA: não há limite determinado, porém a média é de 35 a 60 cm.
COMPRIMENTO: ligeiramente maior do que a altura.
QUANTIDADE DE RAÇÃO: 500 g, divididos em 2 refeições diárias, de manhã e à noite.
CORES DA PELAGEM: todas, exceto a merle.
COMPORTAMENTO: dócil, fiel e dedicado ao dono. Autoconfiante. Entusiasmado.
É excelente cão de companhia e notável por seu amor às crianças.
Fêmea apta a engravidar com 18 meses.
Macho apto a cobrir com 12 meses.
A fêmea é boa reprodutora até 7 anos.
DO QUE GOSTA: de agradar ao dono e de se exercitar.
DO QUE NÃO GOSTA: de sentir que não está agradando. É um cão emocionalmente dependente, o que pode ser indesejável para donos inexperientes ou que dedicam pouco tempo e paciência ao seu cão. Que ameacem seu dono e sua família. É muito protetor.
PRIMEIRO BANHO DE VIDA: aos 4 meses.
BANHOS APÓS ADULTO:  mensais.
EXERCÍCIOS: é uma raça com muita energia. Requer espaços amplos para se exercitar e longas caminhadas diárias, caso contrário ficará frustrado, podendo se tornar destrutivo e até se auto-mutilar.
AMPUTAÇÕES CIRÚRGICAS: antigamente as orelhas eram amputadas, porém hoje isso é proibido pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária.
CLIMA: prefere o clima quente, mas se adapta a todos.
CUIDADOS NO SÍTIO OU NA FAZENDA: conserva muito do seu instinto predador, por isso não é recomendável que fique perto de outros animais. Porém um treinamento adequado e um dono que exerça seu papel de líder da maneira correta poderá mudar essa característica.
OBSERVAÇÃO: o American Pit Bull Terrier, mais conhecido no Brasil como simplesmente Pit Bull, é uma grande vítima de preconceito e da difamação pela mídia, ao ponto de já ter sido discutida uma possível proibição da raça.
O mais irônico é que o Pit Bull já foi considerado um "cão babá" no passado.
Mas o que levou esse cão tão dócil e devotado à má fama?
São diversos fatores, muitos deles históricos. Na Europa e nos Estados Unidos, o Pit Bull, assim como seus ancestrais Bulldogs, eram utilizados em rinhas de luta contra touros. Quando se proibiu essa prática, os covardes adeptos desse "esporte" passaram a promover lutas de Pit Bull contra Pit Bull em rinhas clandestinas, em que os cães muitas vezes lutavam até a morte. Para essas pessoas desprezíveis o interessante era que o exemplar fosse o mais agressivo possível. Portanto, promoviam cruzamentos entre os exemplares de comportamento mais agressivo. Os frutos desses cruzamentos, filhotes propensos à falhas de comportamento, se difundiram pelo mundo.
Outro fator responsável pela disseminação desses exemplares agressivos foi e ainda é social e psicológico. No Brasil, a raça se tornou "moda" há alguns anos, quando jovens abastados importaram exemplares da raça e difundiram um estilo de criação que envolvia torturas ao animal, que incluiam submeter o cão à fome, incentivar o cão a atacar e matar pequenos animais, prendê-lo em buracos escuros, e promover rinhas que imitavam o modelo americano. Tudo no intuito de obter um animal o mais agressivo possível. Nesse meio, possuir um cão totalmente psicótico e agressivo era sinal de status e comprovava a "macheza" do indivíduo.
Outro fator foi que difundiu-se erroneamente que o Pit Bull seria um cão de guarda devido a sua afamada agressividade. Na verdade o Pit Bull é um cão de companhia, e não é raro encontrar alguém que adquiriu um deles, pensando que teria o melhor dos cães de guarda, apenas para descobrir que o Pit Bull é na verdade amistoso demais com estranhos. Alguns chegam a ser roubados pelo ladrão, como pode-se ver em algumas notícias, como essa.
Algumas dessas pessoas, frustradas com a mansidão do Pit Bull, prendem o cachorro o dia inteiro no quintal, ou até mesmo agridem fisicamente o animal, para "deixá-lo" bravo, e depois estranham quando o cão ataca o dono e outras pessoas "sem motivo".
E a mídia não contribui quando divulga essas notícias, de maneira inescrupulosa, sem avaliar os fatos por trás de tais ataques.  
O Pit Bull é na verdade um cão amável, até mesmo em excesso, como só os criadores sérios sabem. Cães agressivos são exclusivamente culpa do dono, ou frutos de cruzamentos sem controle, entre exemplares com falhas de comportamento.  

E você? Tem um american pit bull terrier? Fale sobre ele nos comentários!

Comentários

Unknown disse…
Tenho um pit Bull e ele é muito amável e companheiro.
Anônimo disse…
Esse cachorro é muito lindo!
Unknown disse…
É a raça mais fofa, amável e companheira. Tenho uma que é uma filha
Unknown disse…
O meu é tão brincalhão, que quando chegamos em casa, minha família e eu (com 2 crianças inclusive), se não brincar com ele vira uma novela mexicana, chora, ruiva e fica triste como se o mundo tivesse acabado pra ele.
Unknown disse…
São super amáveis.. tenho um casal e são a coisa mais fofa do mundo.. amo eles..
Unknown disse…
Ganhei uma mestiça de pity bull,é meu marido não a quer por medo grande agressividade,vou mostrar os comentários de vcs para ele.
Unknown disse…
Eu comprei um filhote de pitbull pensando que era cão de guarda pois de companhia já tenho dois Yorkshire, maldita mídias que me fez pensar que pitbull era cão de guarda.
Unknown disse…
O meu se chama Bradock. É carinhoso, amável, brincalhão, manhoso todo, enfim eu e meu esposo damos todo amor e carinho a ele, nós o amamos muito como nosso filhote querido. E temos dele a retribuição quando balança o rabo ligeiramente e com seu lindo olhar fixo doce sobre nosso. Amamos nosso Pitbull que fez 1 ano este mês. 😍
Unknown disse…
Minha filhotinha com apenas 2 meses já me faz babar pelo carinho dela. Super companheira, não me larga nem na hora que quero ir ao banheiro kkkkkkkk
Unknown disse…
Tenho dois uma de 8 anos e um de 4 meses muito dócil amo ele melhor raça para crinça
Gabriel disse…
Infelizmente cai no mesmo conto.eu quero um cão de guarda..
Anônimo disse…
Tenho duas fêmeas e um macho.
São dóceis, carinhosos, atendem bem.


Anônimo disse…
Tenho um pitbull de 8 meses muito docil nao faz mal a ninguem fazos varios passeios com e encontro muitos caes n minha area ele n faz nada ate ele se esconde pra tras de mim meu pai
Nunca pensei que vosse um cao tao meigo e doce minha ideia de pitbull mudou quando tive este
Gente muito lindo esse American Pit Bull Terrier, não conhecia a raça em sí, pra mim era tudo pitbull.
Li muito sobre ela nessa página bem aqui. Agora to até querendo arrumar um aqui pra casa.
Unknown disse…
Parabéns pelo texto, seria uma utopia se todos pudessem se servir desse conhecimento como nós cinéfilos e criadores
Unknown disse…
E eu tenho uma Pit Bull muito dócil e fiel e muito carinhosa não o animal perigoso EA criação donos que insinam o dog atacar pessoas e animais sou contra rinhas e maus tratos
Leka disse…
Já tive duas fêmeas e hj tenho outra de 4 meses, e é uma raça k não faz mal a ninguém são super dóceis e amam os donos. Amam brincadeiras e crianças não me arrenpendi de ter nenhuma delas cmg ah vale lembrar k tenho outros cães e se dão super bem
Unknown disse…
Eu tenho um que é muito lindo , nome dele é Thor . Amo demais
Unknown disse…
Eu tenho também um se chama Bruce! Peguei ele com 2 meses, hj ele está com 8 meses super brincalhão com os meus 2 filhos um de 10 e outro de 12 anos. Bruce o Pit Bull brica praticamente de todas brincadeira com as crianças brinca de pique esconde, pique pega, brinca de jogar bola, brinca até de "soltar pipa" ele fica tentando pegar a pipa,brinca de buscar entre outras brincadeiras que ensinar. Eu converso com minha esposa. Eu digo a ele.
-Bruce pensa que é gente, e que as crianças são irmãos dele.
Unknown disse…
Tenho uma APBT e ela e linda, dócil, brincalhona, companheira, bagunceira rs, e muito protetora do lar, tudo que foi falado e verdade sobre os Pit Bull's
Unknown disse…
Tudo vai depender da criação, o nome da minha se chama Duquesa, devemos cuidar dos animais com carinho e respeito...