Raças de cães - Dogo Argentino

FICHA - RAÇAS GRANDE PORTE - DOGO ARGENTINO


ORIGEM: Argentina.  
Vive em torno de 10 a 12 anos.
Atinge idade adulta aos 24 meses.
PESO: 36 a 45 kg.
ALTURA: 62 a 68 cm (macho) e 60 a 65 cm (fêmea).
QUANTIDADE DE RAÇÃO: dividida em 2 porções diárias, de manhã e à noite. Siga as recomendações do fabricante de acordo com o peso do animal.
CORES DA PELAGEM: totalmente branca. Pequenas manchas pretas (ou somente uma, o chamado "pirata") na cabeça são aceitáveis, porém essas manchas nunca devem aparecer no corpo do animal.
COMPORTAMENTO: protetor, fiel e tolerante com as crianças da casa.
Precisa de um dono dominante que saiba mostrar liderança, até mesmo em função de seu porte grande.
Para conviver com outros animais, é preciso que ele se socialize como os mesmos desde filhote.
Precisa de contato frequente com os donos da casa.
Fêmea apta a engravidar com 24 meses.
Macho apto a cobrir com 24 meses.
A fêmea é boa reprodutora até 8 anos.
DO QUE GOSTA: contato físico com o dono (dormir sobre os pés do mesmo ou com a cabeça em seu colo).
DO QUE NÃO GOSTA: ter seu espaço invadido por estranhos.
PRIMEIRO BANHO DE VIDA: aos 4 meses.
BANHOS APÓS ADULTO:  mensais. Escovação semanal.
EXERCÍCIOS: caminhadas diárias.
AMPUTAÇÕES CIRÚRGICAS: o padrão original da raça pede orelhas cortadas, mas essa prática é proibida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. Mas não há consenso sobre isso.
CLIMA: traga o cão para dentro caso a temperatura caia abaixo de zero. Como toda raça de cão de pelagem branca, o Dogo Argentino é suscetível a queimaduras pelo sol. Alguns criadores recomendam usar filtro solar no cão, outros alegam que essa medida é irrelevante. Na dúvida, proporcione uma boa sombra em dias de sol forte.
CUIDADOS NO SÍTIO OU NA FAZENDA: sendo uma raça desenvolvida para a caça, vive perfeitamente bem no campo. Só se deve tomar cuidado com carrapatos e berne.

E você? Tem um dogo argentino? Fale sobre ele nos comentários!

Comentários

Adorei! Vocês explicam tudo direitinho e com clareza no texto, parabéns!
Eu conheci essa raça através desse website aqui e apaixonei.
Um dia vou arrumar um pra mim.
Anônimo disse…
Tenho uma..
Ela se alimenta de Quatree Supreme.
Tá com 5 meses.
Com 25 kg.
Putsss.
Que raça.
Escolhida a dedo por minha esposa...
Acreditei na sabedoria dela.
E seu muito certo...
Unknown disse…
A minha tbm está nessa mesma idade e peso kkk
Unknown disse…
Tenho uma fêmea, está com 4 meses e esta a pesar 21 kg.

Adorei o site, muito bom.

Recomendarei aos demais criadores cá em Angola.
Anônimo disse…
Eu tenho um Dogo argentino com Pit Bull conhecido como bandog que e a raça não definida ele e todo preto qualquer coisa me chama wattzap 85_9_9248_7606