Raças de cães - Chow Chow

FICHA - RAÇAS MÉDIO PORTE - CHOW CHOW



ORIGEM: China.  
Vive de 13 a 14 anos.
Atinge idade adulta aos 12 meses.
PESO: 30 a 40 kg.
ALTURA: 48 a 56 cm (macho) e 46 a 51 cm (fêmea).
COMPRIMENTO: em torno de 50 a 55 cm.
QUANTIDADE DE RAÇÃO: 2 refeições diárias de 250 g de ração, de manhã e à noite.
CORES DA PELAGEM: negro, vermelho, azul, fulvo, creme ou branco, mas todas sem manchas ou particolor.
COMPORTAMENTO: dócil e afetuoso com os donos.  Inteligente e fiel. Reservado e indiferente com estranhos. Dizem que é um pouco bravo, mas isso depende muito da forma como é criado.
Fêmea apta a engravidar com 18 meses.
A reprodução é difícil. Às vezes é necessário recorrer à inseminação artificial.
Macho apto a cobrir com 12 meses.
A fêmea é boa reprodutora até 8 ou 9 anos.
DO QUE GOSTA: lugar fresco e tranquilo.
DO QUE NÃO GOSTA: de falatório e agitação.
PRIMEIRO BANHO DE VIDA: aos 4 meses.
BANHOS APÓS ADULTO:  a cada 2 meses. Recomenda-se secar muito bem. A escovação diária é muito importante. Ela ajuda a manter os pelos desembaraçados, prevenindo eventuais doenças de pele.
EXERCÍCIOS: não pode ficar preso. Deve ter espaço para se movimentar livremente. Isso é suficiente.
AMPUTAÇÕES CIRÚRGICAS: ergot. Mas é raro aparecer.
CLIMA: prefere o inverno, pois sofre muito no verão. Nessa estação precisa de bastante sombra e água gelada.
CUIDADOS NO SÍTIO OU NA FAZENDA: cuidado com a pelagem. Passar talco anti-séptico após os passeios.
OBSERVAÇÃO: o Chow Chow talvez não seja a raça mais recomendada para donos inexperientes e/ou impacientes, pois é considerado teimoso. É um cão que espera ser tratado com respeito.
A língua "azul" (na verdade negro-azulada) é uma característica marcante da raça. Já foi utilizado como cão de tração, puxando trenós, mas também é um ótimo cão de guarda e companhia. 
Há também a variedade Chow Chow Pelo Curto. 

E você? Tem um chow chow? Fale sobre ele nos comentários!

Comentários

Leninha disse…
Tenho um Chow creme, macho Thor, um ano e 4 meses, manso, medroso, não muito teimoso e até que inteligente.
Moro em casa térrea, quintal grande, escada larga, ele se diverte, faz muita festa quando chegamos em casa, sobe na cama, pula nos sofás, kkkkk, mas depois sossega e fica na dele.
Ama ovo cozido, banana, maçã, está com 19 kilos, come pouca ração, mas está bem saudável, pensei que estivesse com anemia a três meses atrás, fiz exame sangue, não deu nada, está super bem. Então acho que ele vai ser Magrão mesmo.
Na realidade sou a avó, meu filho que é o dono, mas gosto muito dele, levo para passear uns 20 min na rua a noite, ele ama.
Unknown disse…
Tenho uma chaw o nome dela é Jujuba, ela vai fazer um ano de idade. Ela super dócil faz uma farra quando chego em casa. Na verdade ela é do meu filho mais é mais apegada a mim pula em cima de mim puxa minhas roupas com o dente e sai correndo pelo quintal e volta a me cumprimentar pulando depois fica na dela. É medrosa e com estranhos não gosta muito de assuntos as vezes rosna e late mais não ataca. Tenho muito amor por ela andei preocupada pois percebi que os pré molares dela tinham caído mais percebi que já tem uns nascendo.
Unknown disse…
Tenho uma fêmea Lua todos aqui em casa ama muito essa cachorra, ela escolheu minha mãe como a mamãe dela, está com um ano e 4 meses.
Comportamento: em casa dócil, na rua também pelo fato de termos lido sobre a raça então ela foi acostumando na sociedade com adultos, crianças e animais.
Unknown disse…
Ola gostaria de tirar um duvida minha chow chow esta com 4 meses,64cm de altura e 67cm de comprimento ,uns 18kL. Mais em todo canto que vejo a altura maxima é 51cm mais ou menso isso
E ela so tem 4 meses e esta com 64cm
Sera que ela cai crescer mais ?
Anônimo disse…
Tenho um macho chama keiko ele vai fazer 14 anos agra em abril, nunca comeu ração só arroz com carne sem molho. Ele está com vários problemas artrite bico de papagaio artrose e displasia. Tenho que levar na rua 3x ao dia, pois ele dorme o tempo todo. Estou muito triste pois ele está cada dia mais debilitado. Estou dando remédios para dor, pois é só oque da para fazer. É muito amor e carinho.
Unknown disse…
Tenho uma chow chow o nome dela e pandora ela e muito inteligente e as vezes ja esta sendo temosa tem 3 meses ela tudo que morder sua mao eles falan que n pode princa de morder com chow chow mais n pode brigar com ela tambem entao preciso de um pouco de ajuda para ensinar a ela que n se deve morder mais tambem n sei pq eles falan que e da naturesa do cachorro brincar de morder quando se e pequeno
Regina Remedio disse…
Os cachorros desta raça, chow chow são muito bonitos, gosto muito deles, mas eles tendem a ser muito ciumentos, nossa.
Uma amiga tem um que é um grude e nao pode ver outro dog que já fica doido.
Estou querendo um filhote quando ela tiver e li umas coisas bem legais neste website, sobre tudo desse cão.
As veses alguns crescem exageradamente. Tenho um com 6 meses e já está com 20kg e 58cm de cernelha, isso depende muito de vários fatores, como tipo de ração, exercícios, lugar aonde mora, até mesmo se é região montanhosa ou não. Mas parabéns seu Chow deve ser muito lindo nessa altura.
Unknown disse…
Eu tenho um.chow chow de 3 meses ele agora que tá com quase 5 kg não sei se esse peso e6 o ideal
Unknown disse…
quirido seu texto ta cheio de erros tenho 11 anos comprei um chow chow de 30 dias.

O fato é q eu q tenho 11 anos sei escrever e anjo o correto é falam n falan e n seja preguisozo bota os acentos.
Manuela Castro disse…
Eu tenho a minha Zoe que é uma Chow de 6 meses , amorosa , está no primeiro Cio depois será castrada . Ela convive com várias pessoas , gosta de brincar , faz festa quando chegamos em casa , mas estranha algumas pessoas que ela não vê sempre .
Está com 6 meses , 20 kg e 26 cm se altura
So come ração e é muito protetora .
Até agora tudo certo , criamos com muito amor e disciplina .
Unknown disse…
Tenho uma chow chow de 2anos femia ela pesa 19k esse peso è normal pra idede dela?


Unknown disse…
Tenho uma chow chow de 2 meses, o nome dela é Mel e não sei quantos KG ela pesa. Poderia me ajudar?
Unknown disse…
Qual é o peso ideal para um chow chow de 4 meses?
Unknown disse…
Adotei um chow chaw de 3 anos, macho. O nome dele é Marley, recebi uma mensagem do meu irmão me oferecendo ele, pois aonde ele estava ele estava ficando agressivo, mordendo algumas pessoas, no caso eu entendi porque o local não era apropriado para ele. Ele não tinha um dono especifico,vivia no meio de muita gente estranha,muito barulho e sujeira, enfim. Trouxe ele para casa,no começo eu tinha um pouco de medo dele então estou conquistando ele aos poucos,dando todo o amor e carinho pra ele,respeitando o espaço dele. Até então ele nunca me estranhou o problema é que tenho uma filha de 2 anos e fico com medo dele estranhar ela qualquer hora,queria ajuda como posso fazer para ele se acostumar com ela.
Unknown disse…
É só ir pesar ela
Unknown disse…
Eles modens pessoas estranhas
Unknown disse…
Toda veis que tento mim aproximar ele faz um jeito que que mim morder
Unknown disse…
Tenho um chow chow macho o nome dele é Théo, tenho uma dúvida até quantos meses os pelos de um chow chow pode cresce? Ele está com a pelagem grossa Por causa da troca é a pelagem lisa ele pode ser um porte de pelo curto é liso?
Janelene disse…
Tenho uma Chow Chow de 2 meses está pesando 2,800 está bom ou está fora do peso amo muito é.muito sapeca corre todo quintal e adora dormir do meu lado na cama.e.morde.tudo que ver pela frente
Janelene disse…
É fêmea chow Chow a veterinaria disse que está com peso bom mais vejo que nos comentários com 8 semanas deveria está com 8 kls ou mais fiquei confusa ela tem 8 semanas com 2,800 kls ela t m uma energia inesgotável
Unknown disse…
Tenho uma chowchow chamada maya, é o amor da minha vida rs. Ela é super agitada, se da bem com todos, principalmente com criancas. Tem apenas 5 meses deve estar com 12kg. Adora morder ursos. Sigam la @maya.stellachow