Raças de cães - Old English Sheepdog

FICHA - RAÇAS MÉDIO PORTE - OLD ENGLISH SHEEPDOG

OUTROS NOMES: bobtail.



ORIGEM: Grã-Bretanha.  
Vive em média 12 anos.
Atinge idade adulta aos 12 meses.
PESO: 25 a 30 kg.
ALTURA: 61cm (macho) e 56 cm (fêmea).
COMPRIMENTO: em torno de 80 cm.
QUANTIDADE DE RAÇÃO: 1 kg, dividido em 2 porções diárias, no almoço e à tarde.
CORES DA PELAGEM: qualquer tonalidade de cinza, acinzentado ou azul.
COMPORTAMENTO: dócil, obediente, brincalhão, instinto protetoral, um pouco ciumento.
Fêmea apta a engravidar com 18 meses (2º cio).
Macho apto a cobrir com 12 meses.
A fêmea é boa reprodutora até 8 anos.
DO QUE GOSTA: companhia do dono e brincadeiras.
DO QUE NÃO GOSTA: viver isolado. Precisa de brincadeiras.
PRIMEIRO BANHO DE VIDA: aos 4 meses.
BANHOS APÓS ADULTO:  quinzenais.
EXERCÍCIOS: caminhadas, 2 vezes por dia.
AMPUTAÇÕES CIRÚRGICAS: cauda, porém hoje o corte é desaconselhado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. Muitos criadores vêm optando cada vez mais por manter a cauda da raça.
CLIMA: prefere o inverno. No verão, requer sombra e água fresca (para beber). Passear apenas nas horas mais frescas do dia.
CUIDADOS NO SÍTIO OU NA FAZENDA: adapta-se bem. Afinal, era usado para pastorear ovelhas. Deve-se tomar cuidado com a pelagem, pois pode ficar com o pelo mais embaraçado nesses locais.

E você? Tem um old english sheepdog? Fale sobre ele nos comentários!

Comentários

Anônimo disse…
Ola meu O.E.S.tem dois meses e meio ele e adoravel gosta muito de ficar junto do dono o tempo todo e sente falta dele se nao estiver por perto.bom porem como todos os cachorros gosta sim de brincar de morder e latir para chamar atencao bom em relacao ao banho como estamos no Brasil um pais quente meu veterinario nao viu motivos para prolongar os banhos como ele muito peludo os banhos ajudam a baixar o a temperatura do corpo deles e eles adoram agora deve secar muito bem o pelo deles pois pode dar dermatites graves e sim eles sao bem ciumentos se criados sosinhos pois nao vao aceitar dividir toda a atencao que sempre teve mas e um cachorro robusto e sem muita frescuras se dao muito bem com outros cachorros e criancas se acustumados desde pequenos so cuidado com as brincadeiras de morder deles desde de pequenos suas mordidas podem machucar mas sao muito amorosos e carentes de atencao tem muita energia mas nada de mais se vc passear duas vezes por dia ou brincar bastante com eles eu indico a raca para casais ou familias onde ele nao fique muito tempo sosinho pois pode ser destrutivo se adaptam a casas pequenas e apartamentos pois so latem em ultimo caso mas preparem o bolso comem bastante kk
Adoro meu filhote canino Quenel